Erros cometidos (alguns...)

Pois é. Por muito que se leia e treine, nada nos prepara a 100% para o que vamos encontrar. Aqui ficam alguns dos meus erros (pelo menos assim penso), que me custaram muito, afim de que quem quiser embarcar nesta viagem, comece um pouco melhor.

 
 

Mochila com peso exagerado

O maior erro que cometi. A minha mochila é uma Deuter 65 lt + 10. O peso era tanto que ao fim de 3 horas de caminhada tinha uma bolha no pé. Durante a primeira semana, foram muitas as dores de costas, de ombros e nos tornozelos. Tive que recorrer a pomada (Voltarén Emulgel, da Novartis), a qual eu recomendo pois trás um descanso muscular fantástico. Depois foram os pés ligados com ligaduras elásticas. Não sei quanto peso tinha na mochila (acho que nem quero saber...) mas era exagerado. Os livros indicam que a mochila não deve ultrapassar 10% do peso da pessoa. O corrente é entre 8 e 10 Kg.
Depressa se percebe que nem tudo o que temos na mochila é imprescindível.  
 
 

Material perfeitamente dispensável

Ao ler os guias do Caminho, fiquei com a impressão que na Via da Plata havia poucos albergues com grandes distâncias entre si. Assim, pensei (e pensei mal), em levar uma tenda.  
Levei também alguma comida.
Um fogão da Coleman.
Talheres e "panela" para fazer comida.
Caneca.
Sal.
Detergente para a louça.
Esfregão para a louça.

Um blusão polar.

Tudo material dispensável. Só utilizei na 1ª noite, em que fiquei numa terra que não tinha albergue. Erro! Devia ter analisado melhor a etapa. Inexperiência no Caminho. Que se paga caro.
 

Assim, em La Bañeza, deixei tudo no Albergue (excepto o blusão polar), pedindo ao Padre Artur Cano, através de um bilhete que lhe ficou dirigido no Albergue) que fizesse com este material o que achasse mais conveniente. Mas isso é uma história para lerem no Diário.

 

 

2 Pares de Botas
Erro! Deveria ter levado apenas um par de botas (gortex) e umas sandálias para que os meus pés pudessem descansar e "respirar" ao final da etapa. Além de serem muito pesadas e ser mais um peso às costas.
 
 

Planeamento

Mal feito. A minha 1ª etapa, segundo o guia seria de 35,3 Km - 9 horas e 30 minutos - Nível Difícil. Comecei a caminhar em Salamanca às 14h00. Resultado: como é o primeiro dia, com peso a mais, fiz 15,7 Km e parei, pois a próxima povoação ficava a 19,6 Km.
Devia ter analisado muito cuidadosamente os percursos e optar por outras soluções. Assim, o corpo é que pagou (e bem caro).