14º Dia - 22 de Setembro de 2002 – Domingo

Triacastela – Sarria – 18,6km
 

 

 

Tenho caminhado com o Fernando. A Katrine tem outro ritmo e além disso programou o seu Caminho para chegar na 6ª feira, ou seja, 1 dia depois de nós, devido a umas etapas de 30km que se aproximam. Por isso, somos capazes de nos separar entretanto.

 
Hoje a Kristine saiu primeiro. Como não toma o pequeno-almoço, vai logo caminhar. Eu e o Fernando, não. Temos de parar e tomar um bom pequeno-almoço!
 

 

Passando San Xil

 

 

Hoje a jornada foi curta e fez-se muito bem. Sem problemas. Tirando o facto de ter ficado sem o meu cartão multibanco do BPI. Chatice. Não chegámos a Barbadelo, optando por ficar em Sarria.
Jantei com o Fernando. A Katrine também ficou em Sarria, mas como já tinha comido, não se juntou a nós e foi descansar mais cedo.
 
Vou-me deitar hoje, pela primeira vez pelas 22h00. A política de funcionamento dos albergues na Galiza é diferente e permite-nos entrar mais tarde.
 
Enquanto faço este relato, tenho à minha frente um marco que indica 111,5km até Santiago.
 
Hoje acompanhei uma história triste. Uma história do Caminho.
Todos nós, peregrinos no Caminho, queremos chegar a Santiago. Muito.
Mas para algumas pessoas isso não é possível. Por cansaço, por doença, enfim.
Um pai a fazer o Caminho com o filho, que já foi hospitaleiro (trabalhou ou dirigiu um albergue de peregrinos). O pai começou a ter problemas nos pés em Ponferrada, já hà 5 dias. O filho foi-lhe ligando os pés com ligaduras, pois tinha bolhas enormes e os pés numa miséria.
Quando estivemos no Cebreiro, e a fazermos brindes com vinho Ribeiro, todos muito felizes, eles encontravam-se numa mesa à parte. Tristes. Como se sentissem que já não faziam parte desta “família” que são os peregrinos.
O Fernando ainda brincou com eles, para os animar, mas notava-se o desalento óbvio de quem sabe que não vai chegar a Santiago. Deve ser muito duro.
Quem chega até aqui, e faltam apenas 4 dias, espera chegar a Santiago. Isso para eles não vai acontecer. Pelo menos desta vez.
É triste. Muito triste.

 

 

Sarria - Convento de la Magdalena

 

 


Sarria - Igreja Sta Marina